Partido Cristão - PC

sábado, 10 de janeiro de 2009

No Brasil, o lixo das grandes cidades passou a causar problemas quase incontroláveis


Artigo: Lixo que Vale Ouro

Notícia Postada em 08/01/2009

Com o crescimento de grandes centros urbanos de maneira muito veloz, a saída mais prática para as famílias e o próprio poder público tem sido tradicionalmente a retirada da sujeira das ruas e o respectivo depósito em lixões.


Incinerado ou mesmo enterrado, esconder o lixo passou a ser a escolha que parecia ser mais correta, até surgirem os problemas ambientais, como a contaminação das águas subterrâneas.


Temos que analisar também a grande abundância de resíduos sólidos como latas, garrafas, sacos plásticos e papéis que são uma fonte adicional de problemas por ocasião das chuvas, pois temos os bueiros entupidos e os caminhos naturais das águas pluviais.


Apesar de algumas providências do governo federal e prefeituras de várias cidades, vale lembrar que a maioria dos municípios brasileiros continua com a prática tradicional de deposição do lixo, sem qualquer cuidado sanitário, proporcionando poluição em áreas significativas, bem próximo às moradias.


E diante desse crescimento desordenado das cidades, vários grupos expressivos da população sem emprego ou renda, alguns inclusive privados de uma alimentação básica, proporcionaram uma nova atividade, a de catador de lixo.


Com o agravamento do desemprego, estima-se que temos 150.000 trabalhadores nas atividades de reciclagem em todo o Brasil.


Porém são inúmeros os problemas sociais que os afetam, seja nas grandes ou mesmo pequenas cidades como:


danos para a saúde, desnutrição, consumo de comida estragada, alto índice de utilização de crianças nas atividades, falta de documentação e acesso aos serviços públicos, consumo de álcool e outras drogas, além de inúmeros conflitos entre eles.


É compreensível que as cooperativas de reciclagem do lixo e a sociedade vêm tratando o cooperado como um agente de modernidade, haja vista, que este trabalho gera sustentabilidade econômica e contribui para um meio ambiente ecologicamente correto.


Mas do ponto de vista das relações trabalhistas, tem sido resgatado um sistema que se pensava estar no passado.


Cientes de que muitos trabalham em ambientes precários em relação às condições de trabalho, é necessário maior fiscalização do poder público quanto as cooperativas, a fim de que tenhamos um modelo mais sério.

Mesmo com o incentivo às ações de proteção ao meio ambiente, a maior parte dos municípios brasileiros ainda não aderiu a essa causa.


Hoje temos modernas técnicas que permitem que todo o lixo seja reciclado de forma economicamente viável.


Para isso, é fundamental que haja o entrosamento entre as entidades públicas e a iniciativa privada, pois a viabilização econômica passa pelo uso de verbas que, de outra forma, seriam destinadas à correção de vários problemas ambientais, manutenção dos aterros sanitários, gastos com saúde pública etc.


Na região de Campinas, as lideranças estão se conscientizando cada vez mais de que é necessário uma articulação regional em torno da questão do lixo, talvez influenciadas pelo debate sobre a possibilidade da escassez dos recursos hídricos.


Atualmente, os 19 municípios da RMC Região Metropolitana de Campinas, produzem diariamente mais de 1 mil toneladas de lixo doméstico.


Lembrando que é extremamente salutar que os municípios invistam em educação ambiental, visando a implantação de um sólido sistema de reciclagem.


Como a área urbana da maioria desses municípios vem crescendo muito, restam pouquíssimos espaços disponíveis para o depósito adequado dos resíduos domiciliares, citando como exemplo o caso de Americana (SP) que exporta seu lixo.


Precisamos de soluções regionalizadas, para se evitar possíveis colapsos em termos de destinação do lixo, a exemplo de outros temas de igual importância, de acordo com uma tendência nacional.


Com certeza a médio e longo prazos, a falta de áreas adequadas para receber os resíduos de origem urbana, exigirá a estruturação de um consistente esquema de reciclagem, o que depende, e muito, da participação da população.


Precisamos no momento de uma postura de entendimento, confiança e suprapartidarismo dos prefeitos dos 19 municípios que compõem a RMC.


Nesse processo de gestão metropolitana, podemos ter os ingredientes necessários, para obter maior atenção junto ao Governador do Estado, até porque somos a segunda região mais industrializada e populosa de São Paulo e temas como recursos hídricos, segurança pública, e pedágios também não podem ficar de fora da agenda regional.


São inúmeros os problemas ambientais e de saúde provocados pelo excesso de lixo em nosso ambiente.


Também são inúmeras as alternativas para solucioná-los ou, então, minimizá-los.


A reciclagem do lixo é uma importante alternativa para os problemas de escassez de matérias-primas e de energia, lembrando que ela deve ser precedida de um eficiente programa de educação ambiental e de várias outras medidas que visam a redução de produtos supérfluos e que busquem a redução da quantidade de lixo jogado nos vazadouros e aterros sanitários.


Ronaldo Morenno
gabineterm@yaho.com.br

Nenhum comentário:

PC - PARTIDO CRISTÃO

PC - PARTIDO CRISTÃO

PC - PARTIDO CRISTÃO
O Presidente Regional Rio do PC - Partido Cristão retribuindo o convite feito ao PC - Partido Cristão, foi recebido pelo Vereador de Nova Iguaçu Fernando Baiano no dia 08 de dezembro de 2007 no "Evento da Entrega do 6º Prêmio do Mérito Esportivo", realizado na Cidade de Nova Iguaçu.

PC - PARTIDO CRISTÃO

PC - PARTIDO CRISTÃO
AUGUSTO CARVALHO - PRESIDENTE REGIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PC - PARTIDO CRISTÃO

PC - PARTIDO CRISTÃO
O nosso Presidente Nacional Ronaldo Moreno e a ex candidata à Presidência da República, Heloisa Helena - na Marcha Nacional da Cidadania em Defesa da Vida Contra o Aborto em Brasilia no dia 15 de agosto de 2007, Na ocasião, Ronaldo Moreno informou a Senadora sobre a constituição do PC - Partido Cristão em todo o território brasileiro.

PC - PARTIDO CRISTÃO

PC - PARTIDO CRISTÃO
NOSSO PRESIDENTE NACIONAL RONALDO MORENO EM VISITA A NITERÓI, RIO DE JANEIRO - RECEBIDO PELO EX-SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E EX-DEPUTADO FEDERAL EDÉZIO DA CRUZ NUNES, HOJE CANDIDATO A PREFEITO POR NITERÓI